Os celtas constituíam uma das mais interessantes e antigas civilizações, datando de aproximadamente 4.000 A.C. Esse povo se expandiu por várias regiões da Europa e se dividiu em vários outros povos, dentre os principais: bretões, gauleses, batavos, celtiberos, etc...
Eles levam o reconhecimento histórico de serem os primeiros a desenvolver o manuseio do ferro na Europa, sendo assim atribuído a eles a introdução da metalurgia nas regiões por onde se espalharam. Também se pode dizer que os celtas estabeleceram comércio com outras civilizações da antiguidade.
Existem evidências que comprovam a existência de materiais etruscos e chineses datados do século VI A.C. nas regiões dominadas pelos celtas. A civilização celta estava presente em várias partes, em áreas que hoje conhecemos como: Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Dinamarca e outras regiões.
O que levou ao fim da civilização celta, foi o avanço do Império Romano que na época, conquistava cada vez mais terras. Entretanto, é importante lembrar que alguns clãs celtas se uniram com os romanos. Durante algum tempo de convivência, o paganismo romano foi anexado a religião celta.
Os celtas não transmitiam seus ensinamentos através da escrita, mas sim oralmente, o que diminui o número de relatos e informações sobre sua religião. Ainda assim, alguns dos seus Deuses foram relatados pelos romanos, como exemplo temos Epona e Taranis.
Quando o cristianismo começou a adquirir poder, os celtas foram acusados de bárbaros e violentos, pelo fato de sacrificarem criminosos. Com estes argumentos, a Igreja Católica foi um grande fator para o combate aos celtas. Mais tarde, seguidores da religião celta, inclusive os druidas, foram considerados hereges e criminosos, sendo queimados e torturados por questão de fé, pela mesma Igreja que condenava "sacrifícios".
Apesar de não haverem muitas informações sobre os povos celtas, sua cultura, ensinamentos e religião não deixaram de existir porque foram caçados pela Igreja. Hoje, existem religiões que se baseiam ou se nutrem dos antigos rituais e conceitos celtas, como exemplo, pode-se citar o Druidismo.
Texto produzido inteiramente por mim, Zetrusk. Respeite os meus direitos, não copie sem autorização.
By: Zetrusk