quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Paganismo e meio ambiente



Paganismo

 Paganismo é um conjunto de crenças e costumes ligados a espiritualidade e a religiosidade. O termo "pagão" vem do latim "paganus" que significa "aquele que mora no pagus", ou no campo. Muitos historiadores afirmam que este termo passou a ser utilizado na época em que o cristianismo já dominava Roma, quando houve um conflito entre a religiosidade romana (que era considerada urbana, urbes) e as vilas e aldeias campesinas (pagus, campo).

 Entretanto, a população que vivia no campo preservou suas crenças e seus costumes religiosos, que eram totalmente ligados aos ciclos da natureza, como as estações e os movimentos dos astros, por exemplo. Os pagãos cultuam a natureza e reconhecem o poder do homem de interferir na mesma através de sua vontade, a qual se relaciona a prática de magia, bruxaria, feitiços e ritos para realizar um objetivo.

 Por conta do termo "bruxaria", muitos equívocos giram em torno do paganismo, o principal deles está na errônea relação que se faz entre satanismo e paganismo, duas coisas distintas. Para combater a expansão dos cultos religiosos não cristãos, a Igreja Católica criou a Santa Inquisição, que entrou em oposição total ao paganismo e combateu tais práticas. Milhões de pessoas foram queimadas e julgadas como hereges pelo simples fato de não serem cristãos. Naquela época a Igreja torturou e matou milhões de pagãos, que eram reconhecidos como bruxos e bruxas, por conta disso, tal época também é reconhecida como "Caça as bruxas".

 Apesar da ferocidade ter sido cometida pela Igreja, a má imagem foi transmitida para os cultos não cristãos da época e até hoje, infelizmente, há muito preconceito em relação as religiões pré-cristãs. Muitos encaram a bruxaria como um culto ao demônio, ou uma prática de forças das trevas. Outros, por conta da má especulação de filmes e livros, encaram a bruxaria como algo surrealista ou fantasioso.



 Geralmente, ao paganismo é atribuído um conjunto de crenças politeístas, ou seja, a crença em vários Deuses, das mais diversas formas de representação, características e cultos. Acredita-se que o paganismo é um caminho para a conexão com as divindades que no geral, são ligadas a natureza.

 Também, no paganismo, surgem crenças panteístas, na qual se acredita que a natureza, o universo e tudo o que existe é divino, faz parte de uma criação divina. Nas religiões neo-pagãs - religiões que se baseiam nas antigas crenças e formas de culto pagãos antigos, porém adaptadas para a contemporaneidade  - , geralmente, se cultua um Deus e uma Deusa, representações da dualidade perfeita, é o caso da Wicca, por exemplo.

 Além disso, existem as crenças animistas, nas quais se acredita que os astros, tais como a Lua, o Sol e os Planetas, possuem um espírito ou uma entidade divina a eles ligados. Como exemplo disso, temos os mesmos nomes dos planetas do nosso sistema solar, atribuídos a Deuses da Mitologia Romana.



Relação Paganismo e Meio Ambiente

 A religiosidade pagã é totalmente ligada a natureza, por conta disso, os pagãos estão sempre dispostos a respeitar qualquer tipo de manifestação da vida, visto que também se tratam de manifestações divinas. Respeitar o meio ambiente, é respeitar a vida, os Deuses e a Natureza. É reconhecer o valor de tudo isso e colaborar com as energias dos elementais e dos Deuses.
 O blog Paganismo Verde, foi criado especialmente com o objetivo de reunir e divulgar conhecimentos pagãos e aprimorar a ligação destes conhecimentos com a importância de cuidar dos animais, plantas, rios, mares e tudo o que for natural. Sejam todos bem vindos e que os Deuses iluminem as suas vidas! Grandes Bençãos!!!

By: Zetrusk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Deixe um comentário com alguma sugestão ou dúvida, mas lembre-se que comentários ofensivos não serão tolerados.